Materiais

escolhas conscientes

Na hora de escolher os materiais priorizamos a matéria prima local produzida seguindo os pilares da sustentabilidade e os valores do comércio justo, e estamos na constante procura de novas parcerias para melhorar e inovar. A seguir, alguns dos nossos fornecedores. Se tiver alguma dica ou sugestão de material nos escreve! Vamos adorar te ler. 

 

Lonas eco: Trabalhamos com lonas coloridas produzidas por EcoSimple. A empresa recebe retalhos de algodão das confeccoes, os separa por cores, e faz um fio novo e mais resistente mixturando-lo com PET reciclado, sem usar água, corantes nem emitir Co2. A composição da lona varia entre 70 e 80% de algodão e o restante de PET reciclado. EcoSimple é uma empresa brasileira.

 

Interior impermeável: Precisamos que nossas bolsas sejam impermeáveis, resistentes, leves e com interior colorido para maior praticidade. Precisamos também que o fato de ser impermeável não encarece demais o valor final do produto, porque não queremos virar uma empresa de produtos para elite e sim de bolsas e acessórios mais democráticos. Conhecemos o trabalho dos nossos parceiros Oyapoc há alguns anos já, e podemos dizer com orgulho que a nossa é uma parceria exitosa. Os materiais deles são de ótima qualidade e durabilidade, e a fábrica segue todas as normas de tratamento de efluentes. Sim, o nylon não é o material mais ecológico, mas tivemos que escolher dentre as possibilidades viáveis e esta foi a melhor e de menor impacto. Oyapoc é uma empresa nacional localizada em SP, então para minimizar o impacto do transporte fazemos duas compras grandes anuais. 

Foto: Gabriela Blanc

Outros materiais

 

O interior das nossas bolsas tem uma camada de ráfia, que é o mesmo material que o chão das barracas de acampamento! Também de produção nacional, a ráfia é um dos materiais impermeáveis com menor impacto ambiental na sua produção. 

Nossa linha de ecobags é produzida com lona 100% algodão, produção nacional, porém não temos um único fornecedor, até porque a produção nacional de lonita e lona de algodao nao é tao estavel assim. Adoraríamos, mas aprendimos a trabalhar com o que tem disponível.

Aviamentos: Usamos muitos aviamentos! Temos desde jacaré de nylon, passadores, meia argolas, mosquetões de poliacetal, porquinhos… é tanta coisa! Os aviamentos são sempre uma batalha. Conseguir fazer peças de aviamento com plástico reciclado ou resinas sustentáveis é um sonho, e algum dia chegaremos lá. Por enquanto escolhemos os mais resistentes e economicamente viáveis, e fazemos duas grandes compras anuais, para minimizar o impacto do transporte. Volta e meia aproveitamos lotes de aviamentos e fitas encalhadas nas lojas dos nossos fornecedores parceiros, com cores diferentones fora de série. A maioria é de produção nacional, e só o zipper é ainda da gringa. Essa sim que é uma batalha: a luta para conseguir um bom zipper nacional a um preço e quantidade mínima de compra viável.

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto